sábado, 30 de julho de 2011

Projeto: "Lendo e Aprendendo" - Resgatando a importância da Leitura

    A leitura é um dos caminhos chaves para o conhecimento. Quem não lê, fica distante de um conhecimento mais detalhado, avançado de um determinado assunto. Podemos ter muitas informações do tipo: os conhecimentos que vamos adquirindo ao longo do nosso processo escolar, mas não avançamos mais, não nos interessamos em aprofundarmos o assunto, assim o saber fica limitado, quando poderíamos termos mais experiências sobre tudo.
  Há saberes que podem ficar escondidos ou talvez nem tomarmos conhecimento sobre ele porque alguém que poderia ter tais informações não abriu um livro e não o explorou.
  Os projetos de leitura em que são organizados na escola ou pela sociedade podem ajudar a resgatar o gosto pela mesma, mas se todos nós não termos uma postura, uma consciência da importância de ler corremos o risco de sermos apenas ouvintes e não participarmos ativamente da interação de conhecimentos consigo mesmo, com quem nos rodeia e a sociedade.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

"Projeto Poemas - Escola Estadual Eldorado"

Profª. Sandra Maria de Souza
Disciplina: Literatura
Turmas: 1º E.M.F / 2º E.M.D e E / 3º E.M.C e D
Número de Alunos: 25 cada turma
Turno: Noturno
Ensino Médio


Plano de Aula
Poesia, Versificação e Classificação de Rimas
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Poesia, versificação e Classificação de Rimas.
Ensino Médio Literatura Produções Poéticas

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explorar o que já sabem sobre poemas e ampliar de forma sistemática que há regras que compõem a versificação.
Duração das Atividades
O conteúdo será explorado em seis aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com os alunos
Explanarei o conteúdo valorizando os conhecimentos prévios que possuem mostrando-lhes que há regras na produção de poemas e muitas ramificações que podem ser exploradas através da poesia. Exemplo: Há poemas que possuem rimas e outros que não? O que é estrofe? O que é verso? O que é poema? O que é escansão? Como se denomina e classifica um verso ou um poema pelo número de sílabas poéticas? Há classificação de rimas? Todas estas perguntas e suas respostas são assuntos abordados neste conteúdo, de forma simples, motivadora e produtora, pois produzirão suas próprias poesias. Recanto das Letras
.
Estratégias e Recursos da Aula
Através de aulas expositivas, práticas na sala de aula, vídeo e tecnologia em informática.
1ª Aula
Exposição do conteúdo. Leitura, comentários e explicação na sala de aula.
2ª Aula
Execução de exercícios. Identificando em pequenos poemas e versos as sílabas gramaticais e métricas (poéticas).
3ª Aula
Execução de exercícios classificando os versos de acordo com o número de sílabas métricas.
4ª Aula
Na sala de vídeo ouvirão declamações de alguns poemas através do CD da TV Escola “Mestres da Literatura”. Machado de Assis, Mário de Andrade, Guimarães Rosa, José de Alencar e Lima Barreto. Mestres da Literatura
5ª Aula
Produção de poemas e leitura de suas produções na sala de aula.
6ª Aula
Produções de poemas ( digitação no Microsoft Office Word), leitura e fotos na sala de tecnologia.
Recursos Complementares
TV, Dvd, Cd, computador e internet
Avaliação
Será através da participação e desenvolvimento das atividades.
"A principal meta da educação é criar homens que sejam capazes de fazer coisas novas, não simplesmente repetir o que outras gerações já fizeram. Homens que sejam criadores, inventores, descobridores. A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe." (Jean Piaget).
Poemas
Diga não ao preconceito

Chega de preconceito
De história mal contada
De branco discriminando negros
E até o próprio negro discriminando a si próprio

Chega de maldade
De viver a vida sem vontade
E sim ser amigos de verdade.

Seja você mesmo
Com sonhos e riquezas
Com seus encantos e belezas

Seja você mesmo
Sendo branco, preto, amarelo ou vermelho.
Sendo rico ou pobre.

Magro ou gordo
Seja realista, preconceito não leva a lugar nenhum.
Viva seus sonhos sem magoar aos outros

Deixe o preconceito de lado
Esqueça o passado
Viva o seu futuro sem nenhum maltrato.
Deixe de ser orgulhoso
E seja amoroso!

Alunas: Gislaine e Lidiane 1º E.M. F NOTURNO.


O PRECONCEITO RACIAL
Existem vários tipos de preconceito racial no Brasil
Nas escolas existem mães que não aceitam seus filhos brancos
Estudarem com negros

Quando não podem fazer nada
Falam para os filhos não se misturarem com os de cor
E é aí que o preconceito se espalha

Porque o menino que a mãe falou para não conversar
Com os meninos de raça negra vai se tornar um racista
Com a influência dos próprios pais.


ALUNAS: THALITA E MALVINA 1º EM F

Amor Eu amo porque sou amada
Amo porque alguém me ama
Sem o amor não somos nada
O amor é uma coisa tão bonita.

Sem o amor tudo fica sem sentido
O amor na vida é tão divino
Todos deveriam amar
Porque o amor traz felicidade.

O amor é importante para quem ama,
Pois é possível todo mundo amar
Infeliz é quem não ama
E feliz é quem ama demais.

Vivo o amor a cada dia que passa
Pois tenho quem eu amo nos meus braços
Protejo o amor com toda força do mundo
Pois amar é a coisa mais linda do mundo.
Alunos:
Elydiane
Géssica
Rafael
Cristiane
3ºE.M. C
Motivo

Será que Existe Isto?
Amor, Felicidade...
Pois isto eu não sei
Se eu soubesse, não saberia se estaria alegre ou triste...

Não descobri ainda
Não sinto, Não sei...
Sobre isto já ouvi grandes mentiras...
Para descobrir já virei noites e dias

Procurei aqui, procurei ali
Quando pensei que achei
Eu vi...
Que estava procurando no lugar errado.

Só que quando vi que estava no lugar errado
Já era tarde
O amor a felicidade
Já tinha me deixado...


Autores: Éliton, Alex e Leandro Marcos. 3°E.M. D

"Produções de Poemas - Somos Poetas do Século XXI"

"Análise de Romance"

Nome do livro:
Autor:
Aluno(a):
Profª Sandra Maria de Souza
Disciplina:Língua Portuguesa e Literatura

1-Análise do Enredo
a)-Reconstituição da história. O que conta o romance?
b)-Começo e epílogo do romance. Como se organiza o relato?

2-Análise do Tempo
a)-Quando se passa a história? Que tempo ela abrange? Cite exemplos extraídos do texto.
b)-O romance segue uma ordem cronológica ou os acontecimentos não seguem uma ordem? Cite exemplos extraídos do texto.

3-Análise do Relato
a)-Onde ocorre o relato?
b)-Que lugares são descritos e quais os privilegiados?
c)-Que ambientes predominam? Cite exemplos extraídos do texto.

4-Análise dos Personagens
a)-Quantos são os personagens?
b)-Quais os personagens protagonistas?
c)-Há personagens oponentes?
d)-Há vilões?
e)-Fale sobre as características do protagonista.
*As físicas;
*As psicológicas;
*As sociais;
f)-As do oponente.
g)-Vilão (Se houver)

5-Análise do Foco Narrativo
a)-Quem conta a história?
b)-Que tipo de narrador? Comente.

6-Comentário Final
a)Que tipo de nível social o romance retrata?
b)Quais os temas enfocados?
c)Qual a mensagem transmitida?
d)Que tipo de crítica social se retrata?

7-Comentário Pessoal
a) Você gostou do romance lido?
b)O desfecho foi de acordo com suas expectativas?
c) Que desfecho você daria ao romance se você fosse o autor?

OBS.: Sugestão.

"Minha Biblioteca"

A leitura é uma das portas para o nosso sucesso em todos os aspectos existenciais da nossa vida.
Você já foi a uma biblioteca? Gostou?
Que tal montar em sua casa em um cantinho especial uma biblioteca só sua?
Aproveite o tempo disponível e surpreenda-se na viagem pela leitura.
Aí vai uma dica.
www.bibliofototeca.blogspot.com