terça-feira, 5 de junho de 2012

A Semana de Arte Moderna


1ª Atividade Avaliativa de Literatura
( Enviar no E-mail da profª. sandraeldorado@bol.com.br)
Escola Estadual Eldorado
Nome:______________________ Nº. ______ 3º E. M. A

Pesquisar:
1-Contexto Político – como era a organização política da década de 20 no Brasil?

2- Contexto Econômico - como era a economia da época, o que predominava: comércio, agricultura e etc.

3- Modernismo – o que foi o Modernismo Brasileiro?

4- Semana de Arte Moderna – o que foi? Onde ocorreu? O que significou ?Ainda significa para a Arte brasileira?

5- Obra: Paulicéia Desvairada – Mario de Andrade (Fale sobre)

 Os sites indicados para as pesquisas estão relacionados abaixo:



2ª Atividade Avaliativa ( Ler o conteúdo e assistir os vídeos sobre "A Semana de Arte Moderna" e postar comentário no Blog. Mínimo 05 linhas)



  










Minha obra toda badala assim: Brasileiros, chegou a hora de realizar o Brasil.









13 comentários:

  1. A Semana de Arte Moderna representou uma verdadeira renovação de linguagem, na busca de experimentação, na liberdade criadora da ruptura com o passado e até corporal, pois a arte passou então da vanguarda, para o modernismo. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos. O adjetivo "novo" passou a ser marcado em todas estas manifestações que propunha algo no mínimo curioso e de interesse.

    Dandára Paschoato N°:11 3°. E. M."A"

    ResponderExcluir
  2. A semana da arte moderna foi um evento marcante que ocorreu em São Paulo
    em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa. Esta nova forma de expressão não foi compreendida pela elite paulista, que era influenciada pelas formas estéticas européias mais conservadoras.
    Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.


    Leslen Keila N°:27
    3°.E.M."A"

    ResponderExcluir
  3. A semana da Arte moderna foi um evento marcante que ocorreu em São Paulo
    em 1922. Em um período repleto de agitações, os intelectuais brasileiros se viram em um momento em que precisavam abandonar os valores estéticos antigos, ainda muito apreciados em nosso país, para dar lugar a um novo estilo completamente contrário, e do qual, não se sabia ao certo o rumo a ser seguido.
    ;D

    Nome:Flávia Danieli n°:17 3°E.M"A"

    ResponderExcluir
  4. Como o nome já diz: Semana de arte moderna, foi em palavras ingenuas, uma revolução. Os artistas brasileiros buscavam uma identidade própria e a liberdade de expressão; com este propósito, experimentavam diferentes caminhos sem definir nenhum padrão. Isto culminou com a incompreensão e com a completa insatisfação de todos que foram assistir a este novo movimento. Por conta disso houve muitas vaias, muita rejeição da platéia.
    Acho que essa vontade de mostrar novas tendências foi de suma importancia para nosso país.

    Aluna:Bruna Mondador de Lima Nº: 07 3º E.M."A"

    ResponderExcluir
  5. Semana de Arte Moderna tinha como objetivo renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, na literatura nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Mudar, criar uma arte essencialmente brasileira, embora em sintonia com as novas tendências europeias. O Modernismo foi o marco da história da arte contemporânea brasileira, com ele buscou – se uma nova mentalidade de modelos livres e tipicamente nacionais de expressão. A Semana de Arte Moderna foi o ponto de partida do modernismo brasileiro e o consequente rompimento com o passado.

    Tamires Talita L. S. Nº40 3º E.M. "A"

    ResponderExcluir
  6. A Semana de Arte Moderna ocorreu no Teatro Municipal de São Paulo, em 1922, tendo como objetivo mostrar as novas tendências artísticas que já vigoravam na Europa.O idealizador deste evento artístico e cultural foi o pintor Di Cavalcanti.Do ponto de vista artístico, o objetivo fundamental da Semana foi acertar os ponteiros da nossa literatura com a modernidade contemporânea.o modernismo é expressão da modernização operada no Brasil a partir da década de 20, que começava a dar sinais de mudança de uma economia agroexportadora para uma economia industrial.

    Ketlim Amorim nº25 3ºEM"A"

    ResponderExcluir
  7. Olá professora Sandra
    A Semana da Arte Moderna, aconteceu no Teatro Municipal de São Paulo, foi resultado de grandes mudanças e transformações, até então desconhecidas, na literatura, na música, na escultura, pintura, renovando a maneira de pensar das pessoas, buscando a liberdade de expressão. Essas novas tendências foram representadas por Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Heitor Villa Lobos, Anita Malfatti, entre outros. Foi um acontecimento que na época não foi muito aceito, mais adiante tomou importância, marcando a vida cultural brasileira e possibilitou as pessoas buscar uma interpretação pessoal da realidade.
    Nome: Graciele Camila Nº19 Série: 3º E.M.A

    ResponderExcluir
  8. A semana da Arte moderna foi um evento marcante que ocorreu em São Paulo
    em 1922,tinha como objetivo renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, na literatura nas artes plásticas, na arquitetura e na música. Essas novas tendências foram representadas por Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Guilherme de Almeida, Menotti del Picchia, Graça Aranha, Heitor Villa Lobos, Anita Malfatti, entre outros. A Semana de Arte Moderna foi o ponto de partida do modernismo brasileiro e o consequente rompimento com o passado.

    Mônica Aguiar de Souza nº32 3ºE.M"A"

    ResponderExcluir
  9. A Semana da Arte moderna foi um evento de transformação cultural, começando a ser divulgado no Brasil na década de XX. Em que os artistas brasileiros, inspirados em artistas europeus, buscavam fugir do cotidiano se expressando através novas pinturas, esculturas e linguagens sem regras. No entanto no começo sofreram grandes criticas, pois, as obras não eram compreendidas pelo publico.

    Aluna: Renata Alves Ferreira N°: 35 3°E.M."A"

    ResponderExcluir
  10. A semana ocorreu entre 13 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo, com participação de artistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. O evento contou com apresentação de conferencias, leitura de poemas, dança e música. A mais agitada das noites foi a segunda, na qual houve conferência sobre poesia e declamação de poemas. Quando foi lido, por exemplo, o poema “Os sapos”, de Manuel Bandeira, a platéia teve uma reação surpreendente, ora vaiando, relinchando, ora aplaudindo.Na época, a Semana não teve grande repercussão na imprensa. Apesar disso, ela foi aos poucos ganhando importância histórica.

    Aluno:Samuel roeliz lima n°37 3°E.M´A´

    ResponderExcluir
  11. A Semana de Arte Moderna de 1922, realizada em São Paulo, no Teatro Municipal, de 11 a 18 de fevereiro, teve como principal propósito renovar, transformar o contexto artístico e cultural urbano, tanto na literatura, quanto nas artes plásticas, na arquitetura e na música. O movimento modernista eclodiu em um contexto repleto de agitações políticas, sociais, econômicas e culturais. Em meio a este redemoinho histórico surgiram as vanguardas artísticas e linguagens liberadas de regras e de disciplinas.A nova geração intelectual brasileira sentiu a necessidade de transformar os antigos conceitos do século XIX. Embora o principal centro de insatisfação estética seja, nesta época, a literatura, particularmente a poesia, movimentos como o Futurismo, o Cubismo e o Expressionismo começavam a influenciar os artistas brasileiros. e foi isso.

    aluna: Amanda Allen da Silva n°: 02 3° "A"

    ResponderExcluir
  12. A semana da Arte Moderna nasceu no momento que o mundo assistiu o fim de uma grande guerra(1922) e tudo se renovava. Os grandes pensadores lançaram novas ideias. Nesse tempo no Brasil havia uma parte no litoral cheia de cultura e uma no interior dentro da ignorância.Os artistas brasileiros se inspiraram nos europeus para renovação da arte, um fato fundamental para o desenvolvimento da arte moderna brasileira.

    Aluna: Tanise Sara Nº: 41 3ºE.M.'A'.

    ResponderExcluir
  13. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir