sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Os Lugares Mais Lindos do Mato Grosso do Sul - Conhecido por suas belezas naturais - "Bonito"










Histórico do Município de Bonito - MS

     Os índios guaicurus foram os primitivos dominadores de vasta região ao sul do Mato Grosso; desde as escarpas da serra de Maracaju até as planuras do Pantanal. Eram exímios cavaleiros, arte que aprenderam com os castelhanos; povo com que conviveram, durante algum tempo, pacificamente em virtude do trabalho de catequese dos jesuítas espanhóis. Sua perícia em cavalgar, aliada sua versatilidade guerreira lhes facilitou estender seus domínios por toda a zona pantaneira, onde os acidentes do terreno lhes permitiam, com suas montarias velozes, fustigar e manter afastadas outras tribus, os bandeirantes paulistas e os próprios castelhanos que buscavam vasculhar seus domínios.
No ciclo das incursões dos filhos de Castela, partidas de Assunção em busca da conquista da região sul de Mato Grosso, teve o atual Município de Bonito suas terras ocupadas por Ruy Dias de Melgarejo, fundador da cidade de Xerez, às margens do Rio Mondego, atualmente, Rio Miranda; destruída em 1632 pelo bandeirante Antônio Raposo Tavares.
Durante a guerra sustentada contra o Ditador paraguaio Francisco Solano Lopes, a região sofreu o inevitável colapso, consequente da invasão das tropas inimigas e que, somente muito tempo depois, foi remediado com a volta a seus pagos dos remanescentes da catástrofe.
Da passagem das tropas paraguaias, existe ainda nas proximidades da cidade, sobre o Rio Formoso, as vigas de aroeira, de um aponte mandada construir pelo seu comandante.
Assim a região de Bonito, mesmo apresentando relativa população rural, teve que esperar ainda muitos anos para que se verificasse a condensação de um povoado.
O núcleo habitacional que futuramente se transformaria na Sede do município, se iniciou em terras da fazenda Bonito, que possuía uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio, pelo capitão Luiz da Costa Leite Falcão que aí aportara em 1869 e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.
Pela Lei nº. 693, de 11 de novembro de 1911, foi criado o Distrito de Bonito, desmembrado do Município de Miranda, com sede no povoado do mesmo nome.
A fundação oficial da cidade de Bonito, entretanto, se deu no dia 24 de fevereiro de 1927, pelo capitão Ignácio de Faria, genro do desbravador capitão Luiz da Costa Leite Falcão.
Dentre as inúmeras pessoas presentes fundação da cidade, destacamos: Capitão Luiz da Costa Leite Falcão Filho, comerciante, montou a primeira olaria e o primeiro matadouro público do município. Foi também um dos fundadores da primeira casa de ensino, denominada Escola Mista, sendo nomeada D. Durvalina Dorneles Teixeira como sua primeira professora e inspetor, Bonifácio Gomes; Nelson Teixeira, primeiro agente dos Correios e telégrafo; Dr. Conrado Conte, primeiro médico a militar em Bonito; Aldo Bongiovani, farmacêutico; Claudionro Trelha que exercia na época as funções de Juiz de paz; Arlindo Flores, um de seus mais antigos comerciantes.
O topônimo do município adveio do nome da fazenda em cuja terras sua sede foi fundada.
Formação Administrativa
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, figura no Município de Miranda o Distrito de Bonito.
Assim figurando no quadro fixado para 1939/1943.
Pelo Decreto-Lei Federal nº. 5839, de 21-09-1943, foi território federal de Ponta Porã, dividido em 7 municípios, um dos quais, Bonito ficou compreendendo parte do Município de Miranda do Estado do Mato Grosso.
Pelo Decreto-lei Estadual nº. 545, de 31-12-1943, o Distrito de Bonito foi transferido do Município de Miranda para o território federal de Ponta Porã.
Pelo Decreto-Lei Federal nº. 6550, de 31-05-1944, ainda em vigor nos termos dos artigos 161 e 162 do Decreto-Lei nº. 6827, de 21-09-1944 e retificado pelo Decreto federal nº. 9055, de 12-03-1946, Bonito passou a denominar-se Rincão e figura como distrito no Município de Miranda.
Por Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, promulgada de 18-09-1946, foi território de Ponta Porã, extinto e pelo Decreto-Lei Estadual de Mato Grosso nº. 330, de 07-01-1947, fica restaurada a antiga divisão administrativa e judiciária da área que constituía o extinto território, reincorporada ao referido estado.
Elevado à categoria de município com a antiga denominação de Bonito, pela Lei nº. 145, de 02-10-1948, desmembrado de Miranda. Sede no antigo Distrito e Bonito.
Constituído do Distrito Sede. Instalado em 01-01-1949.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do Distrito Sede.
Pela Lei Estadual nº. 1500, de 12-07-1961, é criado o Distrito de Jaboti e incorporado ao Município de Bonito.
Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 2 Distritos: Bonito e Jaboti.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 15-VII-1999.
Gentílico: bonitense






19 comentários:

  1. A grande extensão do azul da nossa bandeira define a beleza dos lindos céus e dos imensos lagos de aguas claras que nos habitantes de Mato Grosso do Sul podemos apreciar como tambem as lindas paisagens verdes que tambem tem seu proprio espaço na estampa da bandeira sul-matogrossense e representando a faixa de nossa rainha, a faixa branca que corta nossa bandeira nao poderia faltar.......


    Rafael Henrique
    E.E. Eldorado
    3 E. M. "D"

    ResponderExcluir
  2. aluno waldemar nª19 2ª fase a
    frofessora sandra
    O nome já dis tudo essa grande riqueza que tem nosso estado,grandes caxoeiras e suas picinas naturais com suas aguas cristalinas

    ResponderExcluir
  3. muito liindo!
    nóis temos tantos lugares maravilhosos em nosso estado, nem temos idéia do que estamos perdendo de ver.
    =)

    ResponderExcluir
  4. Escola Estadual 13 de maio
    professora ; Sandra maria de sousa
    aluno Marilon raimundo dos santos
    2º fase A
    O mato grosso do sul e um Estado muito lindo.
    As belezas do Estado e´ incalculavel Bonito uns dos lugares mais bonitos do Estado,mas mesmo assim nos trocamos essas belezas por outros lugares fora do nosso Estado ,aqui temos cachoeiras e muita fauna e flora alem das grutas com sinais dos antepassados muito inportante voce conhecer realmente o Mato grosso do sul, vai se supreender com tanta beleza.

    ResponderExcluir
  5. Escola Estadual 13 de maio
    Aluna Luzinete nº11
    2º fase A
    Bonito o nome ja diz tudo,são nossa belezas naturais, é com muito orgulho que podemos dizer
    que em nosso Estado temos tantas maravilhas.
    Com tantas belezas mesmo assim buscamos
    em outros estados o turismo.
    Sendo aqui em nosso Estado temos tantas belezas naturais.

    ResponderExcluir
  6. valdilene galdino 2° fase a
    escola 13 de maio
    o estado de mato grosso do sul tem varios lugares lindos tipos cachoeiras as aguas são taõ azul que a gente pode ver os peixes dentro da agua e um lugar lindo maravilhoso pra levarmos nossa familia pra conhecer passar as ferias levar as crianças pra se divertir eu amei ver essa fotos são lindas mesmo

    ResponderExcluir
  7. bonitos e uma miuto linda por cidade em ms com suas paizagem fortifica seu nome os lugares saõ encantadores
    em nosso estado tem muitos lugares bonitos e ate temos bonitos nossa referencia aparecido paz segundo "a"

    ResponderExcluir
  8. Bonito e como o propio nome dis emuito bonita com suas reservas naturais com aguas cristalinas belos peixes como piraputanga,cascudo dourado,pintado emuitos outros,e os pontos turiticos como as lindas cachueiras grutas sbiteraneas belas paisagem como a entrada da lus solor as estalquitite de varias formas e tamanhos são uma marravilha.
    aluno:Cosme Alves dos Santos Escola 13° de maio 2°ano fase A

    ResponderExcluir
  9. Maria Alves 2º fase A
    Escola 13 de Maio
    Eldorado
    O Estado do mato grosso sul é um dos estado que tem mais belezas muitas cachoeiras matas rios aguas cristalinas peixes água linpa para tomar banho um estado muito lindo que amo demais.

    ResponderExcluir
  10. Rosenilda r.de oliveira E.E.13 de maio
    2.fase A
    No estado de matogroso do sul Bonito e´uma das cidades mais lindas com o ceu´azul cachoeiras e muitas outras maravilhas etc...

    ResponderExcluir
  11. Durante a guerra costentada como o delador paraguaio francisco solano Lopes ,a região sofreu o envetavel colapso ,consequente da invasão das tropas inimigas e que somente muito tempo depois ,foi remediado com a volta de seus pagos foiremanescentes da catrastrofe.

    aluna: Jaci

    ResponderExcluir
  12. escola 13 de maio
    aluna: juliana antunes de cerqueira
    2ª fase B
    realmente nosso mato grosso do sul é muito lindo, com suas biodiversidades e com suas belezas naturais , tais como nosso bonito que tem suas ; vamos dizer assim piscinas naturais é maravilhoso só de ver imagine você nessas aguas lindas transparentes , vale a pena você conferir essa maravilha que DEUS criou , nosso mato grosso do sul tem tantas coisas bonitas que nem precisa sair do estado para ir ver as mais belas paisagens naturais , aproveite esse patrimônio natural que nós sul-matogrossense tem .

    ResponderExcluir
  13. LIDIANE DE SOUZA DA SILVA 2.fase B
    ESCOLA 13 DE MAIO
    muito lindo no nosso brasil tem lugares que agenti nem imagina puriso temos que cuidar dessas belesas.mesmos com tantos lugares lindos e maravilhosos a genti busca em outros lugares turismos na maiori das vezes quer conhecer outros paises sem nem mesmo conhecer o nosso.

    ResponderExcluir
  14. aluna-giseli
    2 fase b
    e.e.13 de maio
    apesar de tanta poluiçao,tanto desmatamento podemos ver que ainda existe lugares maravilhosos com tanta beleza em nosso mato grosso do sul.

    ResponderExcluir
  15. ALUNA ERIANGELA
    2 FASE B
    EE 13 DE MAIO
    TANTAS BELEZAS,O LAGO TRANSPARENTE TUDO PERFEITO,COMO DEUS CRIOU LINDO.
    TOMARA QUE O HOMEM NAO DESTROI,A BELEZA QUE DEUS NOS DEIXOU.MUITO LINDO.

    ResponderExcluir
  16. leandro 2fase B. Que bom seria se nosso mato grosso do sul fosse um pouco mais desenvolvido seriamos uns dos estados mais interesante de se conhecer no mundo.....

    ResponderExcluir
  17. Maria Madalena
    2 fase B
    13 Maio
    Eu gostei muito das paisaguem.
    Mostra as cachoeiras.
    Que são maravilhosa para os nossos olhos.
    Passa as pessoas se divertino tomando banho nos
    rios .E adimirando as beleza da natureza.

    ResponderExcluir
  18. lucilene escola 13 de maio2.B
    nosso estado é uma maravilha quer ser feliz então venha conhcer nosso estado aqui tem de tudo musica boa natureza maravilhosa e lugares fantasticos e pessoas gentis um lugar apaixonante venha se apaixonar

    ResponderExcluir
  19. Evandro Cirineu da Silva12 de setembro de 2011 às 18:44

    Aluno:Evandro Cirineu da Silva n;25 2°fase B Como o homem pode acabar com a belesa de seu lugar onde ele vive,mas o homem e bruto com a natureza.

    ResponderExcluir