quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Poesia de Luís Vaz de Camões - "Verdes são os campos"



Verdes são os campos,
De cor de limão:
Assim são os olhos
Do meu coração.

Campo, que te estendes
Com verdura bela;
Ovelhas, que nela
Vosso pasto tendes,
De ervas vos mantendes
Que traz o Verão,
E eu das lembranças
Do meu coração.

Gados que pasceis
Com contentamento,
Vosso mantimento
Não no entendereis;
Isso que comeis
Não são ervas, não:
São graças dos olhos
Do meu coração.

              Luís de Camões



www.camoes.com.br

26 comentários:

  1. viver a vida de uma maneira espetacular,fazendo dos bons momentos inesqueciveis e os momentos ruins que possamos deixar no passado e prosseguir em frente.
    pois a vida só tem significado quando à amamos e fazemos o possivel para que nos admirem como somos.
    Pois a nossa felidade somos nós quem construimos dea maneira que achamos que seja melhor pra nós mesmo. O poema acima mostra que para ser feliz basta ser unicamente você.
    Daiana Ferreira 1 E
    Escola Eldorado

    ResponderExcluir
  2. Este poema fala sobre o amor, que nasce e depois desmancha, é tambem flores com cores da primavera.
    ele demonstra que nada nesta vida mais tem valor nem mesmo o amor. E nem mesmo a nossa vida bom esse meu comentario.

    aluna: Maiara 1anoE

    ResponderExcluir
  3. Esse poema e bom pois fala do amor como uma flor das cores e do verão mas fala sobre a realidade muitas vezes vivemos um belo amor mas quando acaba fica apenas nas lenbranças que podem ser belas mas as vezes podemos ter apenas lenbranças ruims o amor e belo mas apenas quando amamos e somos amados.
    ALUNA:DANIELA 1E E.M E. ELDORADO

    ResponderExcluir
  4. ele esta expressando o seu amor para sua
    amada de um jeito que ele achou para expressar
    o seu amor para sua amada
    É assim que devemos expressar o
    seu amorpela sua amada.
    nome:Bruno
    serie:1º'E'

    ResponderExcluir
  5. ali fala que os olhos verda da naturaza éo coração. eu acho assim que precizamos cuidar bem da natureza como se fosse nosso coração, pois sem a natureza morreremos..como se o nosso coração parase ao mesmo tempo que a natureza foce destruida..se ama a vida, cuide da natureza pois ela tbm é nossa vida.
    Rosicleia 1°E
    Escola Eldorado

    ResponderExcluir
  6. ele esta expressando seu amor pela sua amada,e usa no soneto os verdes campos como uma forma de expressar um sentimento pela mulher e ele diz que isso que comeis não são ervas e nao sao graças dos olhos e nem do coração e assim que devemos expressar o nosso amor pela pessoa que gostamos ou que amamos. Daniel Fernandes da silva 1 ano (e)

    ResponderExcluir
  7. Na minha opnião Camões não era apenas um poeta, ele era um romantico... Ele demonstra seu amor por meio de poesias, ele pode espressar o amor que sente por uma pessoa que ama. Eu acho que a vida tambem é assim, se uma pessoa gosta muito de outra ela deve se espressar não só por poemas mas por ações.

    ResponderExcluir
  8. JOICE ALAÍNE SÉRIE 1°E ESCOLA ELDORADO
    Os olhos de sua amada são tão verdes como os campos,alim no sussego de um recanto, pastoreiam as ovelhas, e enquanto o tempo passa em sua cabeça passam-se lembranças de sua amada,do outro lado vê o gado pastando tudo que construiu com muito carinho.

    ResponderExcluir
  9. Diego da Silva 1ºE Escola Eldorado.

    O texto fala sobre paisagens, campos verdes, nos quais a muitas plantações, ovelhas, gados e fala também de coração de amor pelas coisas que há em nosso mundo.

    ResponderExcluir
  10. Na minha opnião Camões não era apenas um poeta, ele era um romantico... Ele demonstra seu amor por meio de poesias, ele pode espressar o amor que sente por uma pessoa que ama. Eu acho que a vida tambem é assim, se uma pessoa gosta muito de outra ela deve se espressar não só por poemas mas por ações.

    LUCAS GUARNIERI, N:22 1E.M."E"

    ResponderExcluir
  11. A natureza faz parte da nossa vida e precisamos dela para sobreviver na natureza tem muitas coisas boas verdes campos vacas ela nos sustenta faz bem para a vida os olhos da natureza é igual a os nossos olhos
    (Luan nde Melo)

    ResponderExcluir
  12. o poema quer nos passar que a vida é feita para viver com alegria e amar a todos e amar principalmente a vida se perdemos alguem é porque estava na ora e chegara nossa hora de vemos viver e amar e não prejudicar a ninguem todos somos iguais então não vamos sonbar de ninguem. aluna:micheli 1e e:eldorado

    ResponderExcluir
  13. Gislaine Santos Coimbra 3EM "C"
    (Escola Estadual Eldorado)

    este poema fala de uma parte da vida muito boa, da vida no campo, uma vida cheia de alegria, de amor, de paz, tranquilidade, harmonia, com uma linda paisagem: com verdes, animais, ele expressa uma felicidade muito grande,onde ele quer passar essa felicidade para todos que lêem.

    ResponderExcluir
  14. o poema ffala da natureza, de como o autor o admira, dos belos campos, da vida verde e de todas as belezas da natureza, que ele produz, o que nos proporciona, da vida no campo, da alegria de viver no campo.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. os campos são a vida de muitos animais devemos preservar o que é verde para que o futuro seja sempre cada vez mais limpo, por isso tambem devemos ajudar os campos e tambem limpar os rios

    ResponderExcluir
  17. viver a vida de uma maneira espetacular,fazendo dos bons momentos inesqueciveis e os momentos ruins que possamos deixar no passado e prosseguir em frente.
    os campos são a vida de muitos animais devemos preservar o que é verde para que o futuro seja sempre cada vez mais limpo, por isso tambem devemos ajudar os campos e tambem limpar os rios

    ResponderExcluir
  18. ali fala que devemos cuidar muito bem da natureza como cuidamos do coração,fala sobre sua nobreza de viver se expressa plena mente do que sente.O autor esta admirando com seu belos campos com toda sua natureza.
    Aluna:joice queli 1 "f"

    ResponderExcluir
  19. Lukas Rodrigo Barros

    Muito BOM !!

    ResponderExcluir
  20. a natureza é a maior riqueza da humanidade pena que nem todo mundo reconhece;muitas pessoas vivem em condições muito boas na anatureza e cuidam da sua fonte de alegria e de respeito devido a natureza,a limpeza da natureza deve nos trazer mais tempo de vida na Terra.

    ResponderExcluir
  21. o poema quer nos passar que a vida é feita para viver com alegria e amar a todos e amar principalmente a vida se perdemos alguem é porque estava na ora e chegara nossa hora de vemos viver e amar e não prejudicar a ninguem todos somos iguais então não vamos sonbar de ninguem.
    Aluno: Vinicius Requel
    Escola Estadual Eldorado
    Série: 1°Ano 'F'

    ResponderExcluir
  22. Roan Rodrigo Rodrigues 1 f16 de agosto de 2011 às 17:05

    o poema fala que os olhos verda da naturaza éo coração.Do povo que abita ela e viver a vida de uma maneira espetacular viver só os mamentos bom e beixar os ruins pois o poema dis forma de expressar um sentimento pela mulher e ele diz que isso que comeis não são ervas e nao sao graças dos olhos

    ResponderExcluir
  23. pois a vida só tem significado quando à amamos e fazemos o possivel para que nos admirem como somos.
    os campos são a vida de muitos animais devemos preservar o que é verde para que o futuro seja sempre cada vez mais limpo, por isso tambem devemos ajudar os campos e tambem limpar os rios
    Alisson pedroso 1ºF escola eldorado

    ResponderExcluir
  24. Camões não era apenas um poeta, ele era um romantico... Ele demonstra seu amor por meio de poesias, ele pode espressar o amor que sente por uma pessoa que ama. Eu acho que a vida tambem é assim, se uma pessoa gosta muito de outra ela deve se espressar não só por poemas mas por ações.

    Isaque andrade
    escola estadual eldorado
    1°f

    ResponderExcluir
  25. o poema fala da vida e do mesmo tempo do amor as vezes a vida nos proporciona belas coisas e peqenos detalhes q ñ prestamos atenção e não damos valor mas as vezes isso acaba nos prejudicando.Melissa Amorim Fereeira 1f noturno colégio eldorado

    ResponderExcluir