quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Orientando Caminhos Profissionais


...Porque sempre é tempo de se descobrir,
sempre é tempo de fazer e de refazer escolhas...


    Realizar escolhas não é tarefa fácil. Mesmo quando uma escolha parece simples e corriqueira, ainda assim o processo é complexo. Porque escolher significa abrir mão de uma série de outras possibilidades não escolhidas; escolher implica na elaboração de um luto.

    Com uma escolha tão relevante quanto a escolha profissional também é assim - quando optamos por seguir em determinada direção deixamos de lado todas as outras opções que poderiam se abrir diante de nós. É um ganho que sempre envolve perdas. Isto é inevitável. Não é à toa que realizar escolhas seja fonte de conflitos em maior ou menor intensidade.

    Mobilizado por estes conflitos torna-se ainda mais difícil discriminar para que lado seguir frente a um caminho no qual se descortinam várias possibilidades.

    O que fazer para não se aprisionar neste impasse? Antes de tudo, compreender a dinâmica envolvida na tomada de decisão. Perceber que o conflito é inerente ao processo, lançando luz a este terreno que pode parecer tão obscuro. Atingir tal compreensão pressupõe refletir sobre alguns aspectos que permeiam o processo de escolha profissional: o que significa fazer uma escolha? Quais os fatores que influenciam a tomada de decisão profissional? Quais as crenças e pré-conceitos envolvidos nesta escolha? Quais os temores e ansiedades que provoca? Quais são as variáveis que podem interferir neste dinâmico processo?

    A estas perguntas e reflexões somam-se, ainda, outras: quem sou eu? O que eu quero vir a ser? Quais são meus limites e potencialidades? Para onde aponta meu desejo? O seu auto-conhecimento, aliado ao conhecimento da realidade sócio-profissional, configura-se o terreno fértil para um processo de tomada de decisão consciente e responsável.

  Tatiana Kowarski







 Para crescer tem que amadurecer começando pelo reconhecimento da própria imperfeição e limitação.

Sérgio Dal Sasso, Consultor, Palestrante, Escritor e Articulista




Nenhum comentário:

Postar um comentário