quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Cecília Meireles -" Aprendi com a primavera a me deixar cortar. E a voltar sempre inteira".

"Nasci aqui mesmo no Rio de Janeiro, três meses depois da morte de meu pai, e perdi minha mãe antes dos três anos. Essas e outras mortes ocorridas na família acarretaram muitos contratempos materiais, mas, ao mesmo tempo, me deram, desde pequenina, uma tal intimidade com a Morte que docemente aprendi essas relações entre o Efêmero e o Eterno.

(...) Em toda a vida, nunca me esforcei por ganhar nem me espantei por perder. A noção ou o sentimento da transitoriedade de tudo é o fundamento mesmo da minha personalidade.

(...) Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas, e foram sempre positivas para mim: silêncio e solidão. Essa foi sempre a área de minha vida. Área mágica, onde os caleidoscópios inventaram fabulosos mundos geométricos, onde os relógios revelaram o segredo do seu mecanismo, e as bonecas o jogo do seu olhar. Mais tarde foi nessa área que os livros se abriram, e deixaram sair suas realidades e seus sonhos, em combinação tão harmoniosa que até hoje não compreendo como se possa estabelecer uma separação entre esses dois tempos de vida, unidos como os fios de um pano."

  

Nem tudo é fácil

É difícil fazer alguém feliz, assim como é fácil fazer triste.
É difícil dizer eu te amo, assim como é fácil não dizer nada
É difícil valorizar um amor, assim como é fácil perdê-lo para sempre.
É difícil agradecer pelo dia de hoje, assim como é fácil viver mais um dia.
É difícil enxergar o que a vida traz de bom, assim como é fácil fechar os olhos e atravessar a rua.
É difícil se convencer de que se é feliz, assim como é fácil achar que sempre falta algo.
É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar.
É difícil colocar-se no lugar de alguém, assim como é fácil olhar para o próprio umbigo.
Se você errou, peça desculpas...
É difícil pedir perdão? Mas quem disse que é fácil ser perdoado?
Se alguém errou com você, perdoa-o...
É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?
Se você sente algo, diga...
É difícil se abrir? Mas quem disse que é fácil encontrar
alguém que queira escutar?
Se alguém reclama de você, ouça...
É difícil ouvir certas coisas? Mas quem disse que é fácil ouvir você?
Se alguém te ama, ame-o...
É difícil entregar-se? Mas quem disse que é fácil ser feliz?
Nem tudo é fácil na vida...Mas, com certeza, nada é impossível
Precisamos acreditar, ter fé e lutar
para que não apenas sonhemos, Mas também tornemos todos esses desejos,
realidade!!!
Cecília Meireles

"Há pessoas que nos falam e nem as escutamos, há pessoas que nos ferem e nem cicatrizes deixam, mas há pessoas que simplesmente aparecem em nossas vidas e nos marcam para sempre."

Cecília Meireles

35 comentários:

  1. Nesse poema esta mostrando que as vezes temos que deixar o orgulho de lado e pedir uma desculpa, um perdão, e, tambem aprender a desculpar e dar o perdão, tambem dizer um " eu te amo " quando você realmente sente isso, amar quem te ama, a valorizar as pessoas que estão ao nosso lado e que nos demonstra esse sentimento. Escutar as pessoas quando necessario tambem, que isso pode não ser facil, mas não impossivel.
    Mileydi, 3°C - E.E.ELDORADO

    ResponderExcluir
  2. Que os pais dela faleceram quando ela ainda era criança e que mesmo com tantos obstáculos em sua vida ela não desistiu de viver não desistiu de seus sonhos.
    Que mesmo com dificuldades ela superou tudo sozinha e de cabeça erguida.
    Aluna:Larissa Rocha da Cruz
    N° 19 Série: 3°C
    Escola estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  3. Jean Guimarães. E.E.Eldorado Serie= 3 A.E.M "C"
    Cecilia Meireles foi uma pessoa que teve uma infáncia dificil,sendo que não teve pai e nem mãe teve uma infancia dificil, mas aprendeu a coviver com a solidão e com muita superação e força de vontade deu a volta por cima se tornando uma famosa escritora.esse poema nos deixa uma mensagem que não importa qual for a dificuldade nunca devemos desistir dos nossos objetivos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Gostei da poesia professora .A historia de vida da Cecilia Meireles foi muito difícil perde a mãe depois o pai e muito complicado a sua infância ficou baseada em silêncio e solidão . Parabens prof°a ....

    Escola Estadual Eldorado 3°c

    ResponderExcluir
  5. Gislaine S. Coimbra
    (Escola Estadual Eldorado 3EM "C")


    As palavras que ela diz são muito boas, pois ela diz a realidade, diz o que acontece na vida real, não fica imaginando coisas.
    Além de tudo, ela dá estimulo para que as pessoas leiam e entendam o que ela está dizendo...

    ResponderExcluir
  6. neese pequeno texto consegui interpretar que mesmo apesar
    das dificuldades que ela passa logo na infância com a morte da mãe antes de completar três anos de idade e apesar disso tudo,Cecilia Meireles conseguiu se tornar uma das maiores e melhores escritoras brasileiras!!!!

    Escola Estadual Eldorado
    3ºc
    Douglas d.j.s

    ResponderExcluir
  7. Na vida nada vem de graça, temos que lutar pelos nossos objetivos.
    Não podemos ficar de braços cruzados lamentando, se temos algum objetivo temos que lutar pelo o que queremos fazendo o possível e o impossível.
    Alunos:Cleison e Geni
    N° 04 e 12
    Série 3°c
    Escola EStadual Eldorado

    ResponderExcluir
  8. Flavio luiz E.E Eldorado serie 3ano C n11 Cecilia Meireles uma moça que des de joven aprendeu a lidar com a solidão e em seu poemanen tudo e`facil ela retrata e explica com se sair dificudades da vida belo poema abrangente a alma.

    ResponderExcluir
  9. gostei muito pois fala de uma pessoa que teve sua vida marcada por muitas dificuldades no começo da historia pois era uma menina sozinha triste pelo canto ainda mais que perdeu seu pai e sua mae é uma triste historia e uma linda historia de vida...

    Escola Estadual ELDORADO
    3°C
    Jessica camila

    ResponderExcluir
  10. nem tudo é facil, um poema muito real e verdadeiro fazer alguem feliz as vezes se torna muito dificil, mas não impossivel, então devemos dizer oque sentimos e respeitar as pessoas.
    Maria Ap. - 3°c E.E ELDORADO

    ResponderExcluir
  11. eu gostei muito da hitoria de vida de celilia meireles e fiquei muito triste com as perdas delas mais ela sob dá a volta por cima usando a poesia para desabavar com o mundo e explesar seus sentimentos aluno wesley PROF°sandra E.E.Eldorado 3.E.M C

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da poesia. No começo fala de como ela digamos que aprendeu a superar a morte de seu pai e sua mãe. Depois como foi sua infancia e tambem quando ela começou a ter interesse pelos livros. Sua poesia fala muitas vezes o que acontece com várias pessoas...

    Escola Estadual Eldorado
    3°c
    Jessica Fernanda

    ResponderExcluir
  13. O poema diz que nós seres humanos temos que, sermos boms ums com outros temos que aprender e pedir desculpa e perdoa e nao quarda magoas de nossos semelhantes.
    E valoriza mais as pessoas que vivem em nosso lado.

    Escola Estadual Eldorado
    alunos: Rodrigo 'butina'
    Uelitom 'batata poteitto '

    ResponderExcluir
  14. Tudo na vida tem um propósito, erros, acertos, etc. E para isso temos sempre o tempo certo para cada coisa. Não é fácil ser feliz, perdoar, se arrepender... Mais NADA é impossível quando temos uma meta e alcançá-la, ter Deus no coração e saber que ele está acima de tudo e de todos. E independente de qualquer coisa devemos acreditar que existe sempre uma segunda chance para tornar nossa vida um POUCO mais fácil. #ficadica

    Yásala nº 38
    Jean nº 29
    Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  15. Cecilia Meireli nasceu no rio ne Janeiro,ela numca pensou em ganhar ou perder mas pois ela sempre permaneçeu com a sua personalidade integra. Teve uma infancia sozinha ela teve fundamento grande na vida dela que foi siêncio na vida dela e a solidão ,achamos neste texto um incentivo para insistir no nossos objetivos.até na solidão á esperamça fim.Dieyni 37 ,valdeir 26 : E.E.Eldorado 3ºD

    ResponderExcluir
  16. Era uma grande artista no periodo modernista, ela era objetiva e ia à procura da realização de seus objetivos. Desde pequena ela já teve que lidar com a perda e com a morte de seus pais e dessa maneira ela aprendeu a viver, a ser autônoma, sem depender dos outros, se tornando assim uma grande artista do modernismo.
    Encontrou nos livros, seu refugio....
    Escola Estadual Eldorado
    3ºE.M.D.
    Welton Antunes e Josiane Domingos

    ResponderExcluir
  17. Muito certo..."nem tudo é fácil"
    Como se diz, nem tudo nos aparece de mão beijada, é preciso persistência, empenho, firmeza e paciência, querer e muitas vezes até, luta, mas o que conseguimos, na conquista final, tem sempre outro sabor. :D

    Marcelo nº 34
    3ºE.M.D

    ResponderExcluir
  18. Cecilia Meireles, teve uma vida muito dificil, enfrentou muitos obstáculos, mas mesmo assim nunca desistiu dos seus sonhos, e sempre pensava positivo em que ela sonhava.
    Por isso quando tivermos um sonho por mais que sejam dificeis as coisas da vida, nunca podemos desistir deles, porque com força de vontade nos conseguimos tudo em nossas vidas.

    Escola Estadual Eldorado
    3° D .
    Mikaelle,Gabriela.

    ResponderExcluir
  19. Para muitos fazer o errado é muito facil mas fazer o certo é tão vergonhoso fazer o certo para muitos é deixar de ser macho,isso para mim é gente ignorante pedir desculpa para alguém impossivél como é dificil fazer a coisa certa
    quase ninguém sabe fazer o bem mas fazer o mal todos sabem pq será?
    Esse poema nos da uma noção disso aprender fazer o certo de vez do errado.

    Aluno:Cleberson, Valdemir
    Série:3ºDEM
    Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  20. Ela me ensinou a dar um pouco mais de valor a minha familia pois ela sofreu muita na sua infancia perdeu sua mãe aos 3 anos e logodepois seu pai viveu uma vida muito sofrida mas lutou e venceu na vida uma grande guerreira e mulher.
    Na vida nada é facil, pois tudo na vida tem um porque, e nos temos que lutar pelos nossos objetivos pois cada ponto tem um ponto e para mostrarmos nosso ponto temos que vivelos!!!

    Aluna: thalita 3ºE.M."C" noturmo
    Prof: Sandra

    ResponderExcluir
  21. vimos que a cecilia meireles conta uma grandes importancias em relaçao a vida,que nem tudo e facil na vida, mas, com certeza,nada e impossivel.precisamos acreditar naquilo que agente faz,ter fe, e lutar.

    JOSEMAR BENITES 3°ANO E.M ESCOLA ELDORADO

    ResponderExcluir
  22. Com este poema podemos perceber que as vezez temos que deixar o orgulho de lado para poder subir na vida.as vezer fazer o errado é muito facil mas para corrigir vai é muito dificil mais quando consiguimos corrigir os erro se sentimos muito bem...

    Regiane 3 EM"C" Escola Eldorado

    ResponderExcluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Na vida nada é fácil, mas também nada é tão difícil que não podemos fazer...
    Com este poema podemos perceber mais um pouco que na vida nada é tão fácil, mas que também nada é difícil para quem sonha em realizar algo para seu futuro.

    Fabiana de Souza Nº09 Ano: 3º D

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. **Nada é facil em nossas vidas, mas também deve se pensar que tudo é possivel e o impossivel não deve tornar conta de nós**
    **Os obstaculos em nossas vidas servem para nós lutarmos ainda mais**

    3º "D" Fabyana Alves Martins

    ResponderExcluir
  28. As pessoas tem que deixar orgulho de lado e aprender ouvir mais as pessoas...

    Escola Eldorado
    Alunos:Luzia,Rafael
    3°D

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  30. O poema nos mostra que nem tudo na vida é facil é preciso persistir.
    Assim como Cecilia Meirelles passou por perdas em sua infancia ela encontrou refugio na literatura e se tornou uma grande artista hoje.
    E ela foi a principal artista do movimento modernista.

    Claudia,Iara
    3° D
    Escola Estadual Eldorado.

    ResponderExcluir
  31. Cecilia Meireles uma moça que desde de jovem aprendeu a lidar com o sofrimento e a dor da morte, e em seu poema tudo é fácil ela retrata e explica com se sair das dificuldades da vida.

    aluno:Anderson costa
    Nº01
    Serie:.3 ano "D"

    ResponderExcluir