quinta-feira, 17 de maio de 2012

Contemporaneidade - A Arte do Século XX / XXI


      A contemporaneidade diz respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e pode-se considerar a marca desta época o fenômeno da globalização ou da mundialização. Definida basicamente como estabelecimento de uma rede de informações à distância e de fluxo contínuo, tendo como suporte a tecnologia avançada da informação, a informática, que organiza a vida econômica, política e social, segundo uma ordem mundial. As comunicações ultrapassam quaisquer limites ou barreiras nacionais dos estados, estabelecendo apoiadas na alta tecnologia, um fluxo rápido e em moto contínuo de dados – sons, imagens e textos cruzando o planeta, sem controle e sem limites, abertos. Definida como a terceira a onda industrial, a informatização, ou revolução eletrônica, que propiciou esse grande salto das comunicações, vencendo as distâncias, acelerando o tempo da história e da veiculação, de notícias e dados, potencializando e mantendo a memória, da otimização de estocagem destes, expandindo possibilidades no futuro, a partir de pressupostos ou probabilidades. O inexorável avanço dos meios de comunicação, estabelece sua presença e ação em todo planeta. De origem em interesses de ordem política e econômica, mas resultou em profundas transformações irreversíveis para a condição humana, quanto ao conteúdo, qualidade e quantidade de imagens a que está submetido o homem contemporâneo, nas cidades.e conseqüente ampliação do imaginário de seus habitantes. As imagens se apresentam em superfície, com pouca profundidade, rapidamente são substituídas por outras, em sequencias rápidas de forma fragmentária e artificial. Outros aspectos críticos, apontados nos últimos anos do século passado e no início deste milênio, por sociólogos, antropólogos a respeito deste sistema sócio-econômico dominante dos meios de comunicação high tech. Os centros da economia e da condução da cultura, mantêm sua hegemonia em relação às áreas excêntricas; confrontando-se com suas identidades culturais. A euforia que se seguiu à primeira fase da globalização na década de 80, liderada pelo sonho de universalidade e de equidade, de acesso ao mesmo nível de informações e de tecnologia para administrá-las e de inclusão de todos nesta ciranda internacional, é substituída, ao avançar dos anos 90. A ilusão de universalidade acabou, percebendo-se que a globalização, como aí hoje está é mais um processo de separação entre os centros hegemônicos de economia e cultura e demais áreas periféricas, que por sua vez buscam reagir na manutenção de seu perfil próprio, interessadas em preservar e mostrar suas raízes, sua alteridade.
A informação no mundo globalizado, alavancada pela informática, é o grande vetor de produção, de progresso, sucesso, poder e dinheiro. Esta valorização da informação fez com que vários pensadores definissem como a época como da sociedade do saber, que significa conhecimento, competência e eficiência.
A arte na contemporaneidade, no contexto do mundo globalizado, assume um papel relevante, surpreendente, inesperado. Ela se oferece como um campo ainda mistérico, mágico, escapa do controle, da programação, dos diagnósticos a tempo futuro ou prognósticos, ainda é um domínio de exercício de liberdade e de reencontro com a sacralidade da vida, por sua natureza aberta, disponível, libertária e expansiva. A arte é um dos poucos campos de saber e criatividade, que se mantém como fronteira a ser explorada, a ser descoberta, a ser revelada, um território por isso não totalmente desentranhado pela razão, portanto um canal para o absoluto, para revelações, visualidades impensadas, percepções novas, daí sua sacralidade irreligiosa, sendo para o ser humano talvez o último reduto de contemplação e liberdade.
A década de 90 vem ampliar ou confirmar o processo de globalização mediante o desenvolvimento tecnológico da informática nas comunicações. O marco neste período final do século e do milênio é a instauração da Internet, essa plataforma do mundo virtual, onde sem limites imagens e textos dígitos todo o imaginário possível se altera se reparte e se repete, em trânsito contínuo.O volume de imagens deste mundo virtual é infinitamente maior que o do mundo real, romperam-se as barreiras de tempo e espaço, os limites históricos das leis e da moral, das línguas, das religiões e mitos.
A internet assume um poder de ser uma verdadeira extensão do viver cotidiano atual. Por outro lado, possibilita a sedução da liberdade,de um espaço ilimitado de comunicação e de expressão do indivíduo. Conseqüente mente, Z. Bauman afirma que o valor supremo d a pós-modernidade, é a vontade de liberdade.No campo da arte, jamais o artista teve tanta liberdade de criação,e experimentação; sem limites ou ideologias, o artista é demiurgo e taumaturgo no seu universo de criação, observa-se o desenvolvimento da Arte e Tecnologia, em que e opera os meios da alta tecnologia, em cruzamentos e intermediações com outros meios , o poliglotismo de meios e linguagens configuram Hibridismos, conjugando fragmentos de diferentes naturezas- semânticas, técnicas e tecnológicas.
Numa tentativa de visão crítica, acentuam-se na complexa cultura mundial a questão das diferenças, do meio – ambiente e do desenvolvimento sustentável, das alteridades, elementos que participam de uma consciência do politicamente correto e da interdependência planetária para a sobrevivência e melhores condições de vida da humanidade.

Daisy Peccinini










"Eu quero colocar uma marca no universo."

"Meu trabalho não é o de pegar leve com as pessoas. Meu trabalho é torná-las melhores."

Steve Jobs






25 comentários:

  1. muito bom o blog bem organizado iria ajudar muito na prova pena q eu nao li antes. bem resumido as coisas

    Aluno: Paulo H 3°A

    ResponderExcluir
  2. Steve Jobs esse cara mudou o mundo....
    Deus seu sabedoria a ele e ele soube utilizá-la muito bem e graças a ele eu posso escrever esse comentário, obrigado Steve por criar o primeiro computador com mouse.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo não eh seu sabedoria é deu sabedoria ***

      Excluir
  3. A Contemporaneidade nos Ensina muitas coisas sobre o mundo de hoje e o do passado, muito bem colocado no seu blog e ele ainda vai nos ajudar e muito no nosso trabalho de Artes que é sobre esse assunto!
    eu gosto muito do seu blog, prof°:Sandra ele tem vários assuntos e esta bem recheados de novidades parabéns pelo seu trabalho
    Sucesso para a senhora!!!!
    :)


    Nome: Flavia Danieli De Souza N°: 17 Escola Estadual Eldorado. 3° E.M"A"

    ResponderExcluir
  4. A contemporaneidade, é um resumo dos nossos vintes anos atráz, na qual as novas tecnologias chegaram como quem não queriam nada, e ficaram, si modificaram, e agradaram. Hoje não conseguimos viver sem as inovações tecnológicas, usamos para tudo desde uma pequena pesquisa para a escola até para o nosso entretenimento diário. :)

    Dandará Paschoato; N°:11 3°.E.M."A"

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante o conteúdo professora.
    A Contemporaneidade nos esclareçe o fenomeno da globalização dos ultimos vinte anos. Define-se em rede de informaçoes envolvendo um suporte de tecnologias avançadas que organiza a vida econômica, política e social, segundo uma ordem mundial. E concerteza o texto e os videos nos ajudara muito para os trabalhos e a prova!!!

    Ketlim Maiara nº25 3ºEM"A"

    ResponderExcluir
  6. Olá, Professora Sandra
    Bom, pude observar que o texto diz respeito ao processo evolutivo da globalização dentro da contemporaneidade, nos últimos 20 anos, das coisas que não faz muito tempo que aconteceu no mundo. A globalização se resume em um novo modo de tecnologia e comunicação, a Internet que garantiu agilidade no modo de se comunicar com outras pessoas, a outras culturas, um mundo virtual que nos facilita buscar, a outras áreas de conhecimento e ainda desconhecidas.
    As imagens das propagandas convidam as pessoas a serem consumidoras.
    Os painéis digitais, piso e parede interativa com efeitos especiais é muito interessante.
    Na arte contemporânea o artista tem liberdade de expressão, é livre para expressar o que tem vontade de criar, podendo usar o que a de melhor para suas criações.
    Em meio há este desenvolvimento tecnológico, tem os desabrigados que moram na rua, com fome e miséria, sem moradia, vivem sem dignidade, sem perspectiva de nada.
    Então, o que devemos fazer é refletir sobre o mundo em que vivemos.

    Nome: Graciele Camila N°19 Série:3°E.M.A

    ResponderExcluir
  7. muito bom professora!
    pude apreciar na comtemporaniedade a evolução dos nossos 20 anos atrás..
    nos quais a globalização,foi o que mais nos chamou atenção.
    sendo assim,podemos pensar mais,e refletir como era 20 anos atrás, e a nossa atualidade!
    aluna: Bárbara Sthéfani N°05 E.M "A"

    ResponderExcluir
  8. todo o efeito do mundo hoje vem la dos tempos anteriores,fazendo hoje com que o mundo possa ser melhor e mais organizados apesar de ter suas contra vensas.com o tempo tudo se evolui e nada fica parado do jeito que sempre esta,e esta mudança que faz com que nossa vida fique mais facile ao mesmo tempo mais complicada,por isoo hoje devemos cuidar a cada coisa feita.devemos progamar nossas vidas,pois no mundo hoje só devemos ter um certeza,A MORTE.
    ALUNA:LESLEN KEILA
    N°27
    3°EM"A"

    ResponderExcluir
  9. Muito bom, isto vai nos ajudar muito no vestibular, parabens pelo blog!!!!

    ResponderExcluir
  10. Otimo professora!
    De fato,a comtemporaneidade é a evolução dos nossos 20 anos.
    mas essa evolução não ocorreu só tecnologicamente,mas nas nossas cabeças.
    é com esse conhecimento na comtemporaneidade pude me aprofundar mais nessa evolução!
    Aluna: Walkiria N°47 3°E.M"A"

    ResponderExcluir
  11. Oie professora!
    Bom, tenho pouco conhecimento a respeito da arte e tecnologia professora, mas fiquei encantada com o video do tapete interativo.
    Como no proprio texto diz:A arte na contemporaneidade, no contexto do mundo globalizado, assume um papel relevante, surpreendente, inesperado. Ao meu ver ela é surpreendente!
    Vivemos em um mundo maravilhoso onde a arte esta sempre presente e a contemporaneidade caminhando junto com a globalização.

    Ótimo conteúdo prof. Muito obrigada!

    Aluna: Bruna Mondador de Lima Nº:07 3º E.M."A" "ESCOLA ESTADUAL ELDORADO"

    ResponderExcluir
  12. "Oiiee professora Sandra"
    Bom, seu blog está ótimo novamente,
    e nos esclarece as dúvidas sobre
    contemporaneidade, ajudando-nos a
    entender o que precisamos saber
    sobre a matéria. Parabéns e continue
    assim.
    Aluna: Everlyn Cristina N°15 3°EM"A"

    ResponderExcluir
  13. 'Olá professora Sandra.'
    Seu blog esta me ajudando muito com a matéria,
    não só com contemporaneidade, por que sempre
    a professara nos ajuda colocando os resumos de outras matérias.Continue postando os resumos e
    os videos, pois o conteúdo é muito bom, parabéns..
    Aluna: Tainá Jovedi Coelho N°39 3° EM"A"

    ResponderExcluir
  14. olá prof: Sandra Maria
    O assunto é muito interessante e bem resumido
    nos ajuda a compreender melhor sobre a materia
    facilitando na hora da prova,esclarecendo
    as duvidas que levei pra casa.

    Aluna : Mônica Aguiar de Souza n°:32 3ºE.M."A".

    ResponderExcluir
  15. olá Prof: Sandra
    O seu blog continua muito interessante
    ajuda a esclarecer minhas duvidas
    e ajuda a ficçar melhor a matéria
    pois ler é indispensável.

    Aluna: Amanda Allen da Silva nº:02 3°E.M "A"

    ResponderExcluir
  16. Estudar sobre contemporaneidade nos ajuda a compreender
    o mundo que vivemos,é muito interessante ver a mudança do
    passado para o futuro, ver como cada vez mais as tecnologias se aprimoram
    nos trazendo facilidades no nosso dia a dia.
    Professora seu blog está ótimo parabéns!ele está me ajudando muito
    sobre as matérias... OBG

    Aluna Cristina Lima 3ºEMA

    ResponderExcluir
  17. Bom profª Sandra deu pra entender como a contemporaneidade foi e está sendo uma época de grandes mudanças no mundo, à área de tecnologia é a que mais ocorreu mudanças nos últimos anos. Achei interessante essa matéria e principalmente os vídeos que ajudam a ficar mais claro o conteúdo. Mostrando que a Arte esta vinculada a tudo em nossa volta, gostei bastante dos dois últimos vídeos onde artistas e pessoas normais interagem com a computadores, mas, pena que essa mudanças não esta sendo acompanhadas por todos.

    Aluna: Renata A. Ferreira N°35 3°E.M."A"

    ResponderExcluir
  18. Como o próprio texto já diz a Contemporaneidade diz a respeito aos tempos recentes, dos últimos vinte anos, e que a marca dessa época foi a globalização e a valorização da informação. A contemporaneidade foi e está sendo uma época de grandes mudanças no mundo, e nas diversidades de informações. Embora a Contemporaneidade traga a melhoria nas vidas das pessoas (capitalismo), por outro lado traz consigo a pobreza e as desigualdades sociais. Principalmente hoje onde os que têm dinheiro se tornam cada vez mais ricos, tornando impossível a melhoria dos problemas sociais.


    Aluna: Tamires Talita L. S. nº40 3° E.M. “A”

    ResponderExcluir
  19. Observei que o texto diz respeito ao processo evolutivo da globalização,nos últimos 20 anos. A Contemporaneidade ajuda a compreender as grandes mundanças do mundo que tem como suporte a tecnologia.A internet assumiu um grande lugar no dia a dia das possoas.Oque nos ajudou a ter uma melhor comunicaçao e uma outra visão do mundo em que vivemos.

    Aluna:Amanda Duarte de almeida n:05 9 ano A Escola Eldorado

    ResponderExcluir
  20. Oii Professora !
    acheei supeer legal, essa nova tecnica na arte! Inserir a tecnologia na arte foi uma boaa ideia pois assim a arte ficou muito mais valorizada e interessante!
    beeijo :*

    Camila Paro n:°08
    9° ano 'A' Matutino
    Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  21. O texto é referente á contemporaneidade,que tem como marca o processo evolutivo da globalização,desde os últimos 20 anos até os dias atuais.É uma época de diversas mudanças e a mais marcante é na tecnologia,que cada vez mais está fazendo parte da vida das pessoas, possibilitando uma comunicação melhor e rápida além uma nova busca de conhecimento e descobertas.Essa fase traz artistas totalmente livre de expressão,podendo relatar em suas artes o que lhe mais for interessante,sem nenhuma repreensão.

    Aluna:Vanessa Ribeiro n°30 9° ano "A" Escola Estadual Eldorado.

    ResponderExcluir
  22. 'Olá professora Sandra.'
    Seu blog esta me ajudando muito com a matéria,
    não só com contemporaneidade, por que sempre
    a professara nos ajuda colocando os resumos de outras matérias.Continue postando os resumos e
    os videos, pois o conteúdo é muito bom, parabéns..
    aluno:Alisson Perin n°:04 9°ano A Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  23. todo o efeito do mundo hoje vem la dos tempos anteriores,fazendo hoje com que o mundo possa ser melhor e mais organizados apesar de ter suas contra vensas.com o tempo tudo se evolui e nada fica parado do jeito que sempre esta,e esta mudança que faz com que nossa vida fique mais facile ao mesmo tempo mais complicada,por isoo hoje devemos cuidar a cada coisa feita.devemos progamar nossas vidas,pois no mundo hoje só devemos ter um certeza,A MORTE.
    Raiza Perin n°:25 9°ano A Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir
  24. bom a arte esta em todo o lugar agente pode recicla de varia forma uma delas é com a arte assim podemos no futuro vivermos melhor e tambem a arte conteproranea mostra toda a evoluçao da globalizaçao ajuda pra mostra como a arte é bonita de se ve parabens
    Aluno matheus filipe n°:23 9° ano A Escola Estadual Eldorado

    ResponderExcluir